Na educação infantil é comum as professoras trabalharem com as cores. As crianças se encantam e começam a prestar mais atenção aos seus desenhos. Porém um trabalho mudou minha visão sobre esse tema clichê dessa faixa etária.
O projeto se baseou em um livro literário:
As crianças foram apresentadas ao livro e puderam manusear, analisar as imagens, e imaginar cada parte junto com as diversas leituras. A cada vez que tinham contato com o livro eles tinham uma descoberta, primeiro foi o nome da personagem principal, que é igual ao da professora, isso fez com que as crianças se aproximassem mais ainda do livro.
Durante um bimestre eles vivenciaram as cores do arco-íris, seguindo a contagem da história. A personagem principal denominada Ana azul escura, fez com que as crianças buscassem pela escola e em casa objetos azuis, e com isso fizessem uma coleção com esses objetos.
Então Ana conhece o rei amarelo ouro. E também fizeram a busca por objetos e fizeram uma coleção de objetos amarelos.
Mas uma das filhas era azul como Ana, e se casou com o príncipe vermelho noite! Para representar o vermelho as crianças fizeram uma releitura do quadro "Interior Vermelho" de Henri Matisse.
E do casamento entre azul e vermelho nasceram crianças roxas! E assim as crianças puderam ter uma experiência muito divertida para eles e que ficou sensacional. Ele mergulharam diferentes tipos e tamanhos de bola (basquete, futebol, handbol, volei, tennis) na tinta roxa, e subiam num degrau e jogavam a bola em coma de uma placa de papelão, conforme a bola pingava ela deixava suas marcas e ia dando um efeito incrível. Assim como podemos ver na foto acima.
Mas um desses filhos era vermelho e se casou com o amarelo nascendo assim o laranja. As crianças fizeram uma pintura numa placa, na qual eles pintavam uma mão de amarelo, a outra de vermelho e carimbavam, depois repetiam o mesmo processo de pintar a mão e antes de carimbar eles esfregavam uma na outra, e quando carimbavam saia laranja!
O livro termina dizendo que todos os dias quando as crianças saem para brincar eles pulavam no castelo formando um lindo arco-iris. E as crianças fizeram seus autorretratos com as cores do arco-iris.
FICA A DICA:
Concomitantemente ao trabalho com o livro literário "Azul", a professora de inglês trabalho o livro "Mouse Paint" que fala das mesmas cores em inglês e conta a história de três ratinhos brancos que caem em latas de tintas.
A história é extremante envolvente e para torna-la mais envolvente a professora criou fantoches e dramatizou a história fazendo com que as crianças fizessem as mesmas relações de cores.
Espero que as dicas mostrem um pouco de um trabalho diferenciado e envolvente!
DICA DELICIOSA:
As crianças fizeram bolos de arco-iris para provarem!









