Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tive, em sala de aula, com leitura e uma atividade relacionada!
Levei um livro de histórias chamado "O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado", e contei para a minha turminha do Maternal II (2-3 aninhos).
A história é sobre um ratinho que interage com o leitor... Durante o livro o "leitor" vai perguntando para o ratinho o que ele está pensando em fazer e o ratinho vai respondendo, em forma de ilustrações...
No início do livro o rato aparece pegando uma escada para alcançar um morango que está no ponto de ser colhido. Mas de repente, o leitor conta que há um grande urso esfomeado que adora comer morangos vermelhos maduros!
Então, o ratinho faz de tudo para salvar o morango... E o leitor, querendo ajudar, sugere que para acabar logo com o morango, e o urso não chegar a tempo para come-lo, é preciso dividir e oferecer a metade para ele. Assim, eles comem o morango todinho, sem deixar nadinha para o urso!
As crianças adoraram a história, principalmente quando levei uma caixa de morangos. Cortei os morangos ao meio e chamei as crianças para pegar e dividir a metade do morango com um amiguinho!!
Fiquei muito contente com a empolgação das crianças em participar, e também por passarem a falar em dividir com os amigos. E até me surpreendi quando alguns pais comentaram comigo que as crianças contara sobre a atividade!
Essa atividade é simples e as crianças adoraram. Contar histórias é muito bom! E é sempre importante inovar com algumas brincadeiras, ou atividades, para passar o conhecimento e fazer nascer uma admiração pela leitura.
E fica uma dica para todos os professores, pessoas que gostam de ler para crianças e admirados de livros de educação infantil... Todos os anos, o Banco Itaú oferece uma pequena coleção de livros infantis. E foi desta maneira que recebi o livro do ratinho, sem pagar nada! Então, quem tiver interesse, entre no site, faça o cadastro e peça a sua coleção... www.itau.com.br/itaucrianca.
Até a próxima história...


Que legal essa experiência.... essa semana no estágio uma criança, também do maternal II levou esse livro para que a professora lesse para a turma.... Ela aceitou e leu de uma forma super legal, empolgante, mas as crianças estavam dispersas e poucas prestaram atenção na história!
ResponderExcluirQuem sabe uma caixinha de morangos para dividir seja a solução? hahahaha
Muito legal proporcionar a degustação de diversos alimentos. Vivenciei um projeto que também relacionava um conto a degustações.
ResponderExcluirNo livro: Amanda no país das Vitaminas, uma paródia de Alice no país das Maravilhas, e que conta a história de Amanda, uma menina que não se alimenta direito e acaba por desmaiar e ir parar no mundo das frutas, legumes e verduras. Neste lugar conversa e descobre o valor destes alimentos.
A professora utilizou este livro para expandir o repertório de alimentos trazidos no lanche, trabalhando também o projeto horta, em que as crianças plantavam, regavam e traziam cascas e sementes de casa.
Fez ainda saladas, sucos e vitaminas com os alimentos da horta e com as frutas legumes e verduras que a turma trazia. Além de pesquisarem: frutas diferentes das convencionais, alimentos industrializados que continham alimentos naturais e pegarem carambolas e amoras do pé que havia no terreno, dentre outras vivências.
Tenho esse livro em casa, mas não gosto dele... aliás, não gostava dele... apesar de achar interessante a ideia de dividir entre amigos,não achei o texto envolvente. Mas quando você escreve que levou os morangos e fez com que as crianças dividissem com os colegas/amigos a história se torna mais viva, envolve as crianças na história, principalmente crianças pequenas que tem um tempo curto de atenção. Parabéns pela criatividades!
ResponderExcluirGostei da sua proposta, inovadora! É interessante levá-la para a escola porque algumas crianças pequenas não gostam de dividir o que tem, mas com uma história e uma degustação junta, quem sabe a coisa não mude, né? Também gostei da sua postagem por ser um relato pessoal de vivência, se quiser, poste mais, vou adorar ler!!
ResponderExcluirSabrina! que banaca sua proposta! esse ano fiz meu primeiro estágio na educação infantil e tive muuuuuuita dificuldade para pensar em atividades, leituras e interação com as crianças. Pensei que dentro da sala de aula poderia ter ideias com as atividades vindas da professora, mas nao foi o que aconteceu! hahaha. adorei a dica e é uma maneira de nós como professoras nao ficarmos apenas na mesmisse de ler o livro e pronto.
ResponderExcluirA leitura é algo muito prazeroso...Mas quando conseguimos mergulhar nela de corpo inteiro...Adoro pegar um livro e começar a ler sem ter vontade de parar e quando vc para não vê a de voltar pra ler mais um pouquinho! Estimular isso nas crianças é muito importante e para isso teremos que inovar, quebrar as expectativas...inventar vozes...dialogar...criar sobre a história que se tem em mãos! Eu acho bastante interessante esse projeto do Itaú, esses e outras histórias muito boas enriquecem o nosso cotidiano com as crianças e é um incentivo inclusive para as famílias! Contei essa mesma história para minha aluninha argentina, eu ensino português pra ela e foi muito legal! Conseguimos reelaborar a história e criar novos personagens! Foi mto prazeroso, assim como me pareceu muito legal a que vc fez com seus pequeninos! Parabéens! Adorei as dicas!!!
ResponderExcluirAssim como a Josiane, não me interessei por este livro, achei ele meio sem graça para ser sincera. Mas após a leitura deste blog percebi como muitas vezes eu faço simples leituras dos livros infantis, deixando de lado muitos aspectos que são abordados por cada livro mas que acabaram passando despercebidos pela minha leitura.
ResponderExcluirPercebo que eu preciso olhar mais atentamente para os livros de educação infantil, pois há muito o que se fazer com eles.
Engraçado, também não gosto desse livro! Eu acho as ilustrações muito bonitas, mas a história não me pega. Mas a sua atividade deve ter sido muito enriquecedora para as crianças, pois explorou vários sentidos do corpo, me deu a sensação de completude.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirDiferente de algumas publicações acima eu gosto muito desse livro. Pois penso que foi a maior sacada do autor do livro escrever uma história com dois personagens e um deles não aparecer no livro.
ResponderExcluirJá li muito esse livro para as crianças na escola que trabalho e eles gostam muito, principalmente quando no final é acompanhado por morangos de verdade.
Achei bem legal a leitura e a proposta, e fiquei pensando de como seria aplicar o sensorial com morango onde trabalho. Há um certo controle do que é dado as crianças onde trabalho, nem sei se a nutricionista aprovaria morango para crianças tão pequenas.
ResponderExcluirMeus primos de 6 e 7 anos tem este livro na casa deles, certa vez pediram pra eu ler a história; li o livro duas vezes, porque eles pediram para repetir! Eles perguntaram onde estava o Urso e também gostaram bastante das imagens que são ricas nos detalhes, então chamava a atenção deles para observar melhor cada parte da imagem do livro. Agora imagine só se comêssemos morangos após a leitura!? Gosto da ideia de trazer uma experiência nova após a leitura realizada!
ResponderExcluirComo sou estudante de ciências sociais, não tenho contato com educação infantil...
ResponderExcluirMas já conhecia essa coleção de livros do banco Itaú.. são de fato ótimos livros recomendo à todos também
E parabéns pela atividade...
Esse livro salvou um grupo de crianças do analfabetismo, pois aproveitei esse colorido com seus textos curtos e letras bastão para ensiná-los a ler e escrever com uma imaginação fértil. agora todos no sexto ano.
ResponderExcluir