Será que nos lembramos como a mente de uma criança é criativa?
Quantas vezes durando o período da aula a professora precisa parar porque seus
alunos querem contar uma história?
Ahh, deixe-me pensar... Várias vezes
a professora precisa parar!
Estou fazendo estágio numa Cemei, no
agrupamento três e a professora hoje propôs para seus alunos que eles criassem
uma história. Cada um deveria falar um pouco e assim complementando a fala do
colega anterior.
Bruno começou a história da seguinte forma: Havia um elefante e
ele estava com muita sede. O elefante não sabia onde encontrar água para
beber...
Isadora continuou: O elefante foi até a casa do seu amigo coelho
pedir ajuda, mas o coelho também não sabia onde poderia encontrar água para
beber.
Sucessivamente as crianças iam falando e chega a ser fantástico
como o imaginário infantil trabalha. O elefante do deserto foi parar no Polo
Norte, que do Polo Norte foi parar dentro da barriga de um tubarão, que foi
resgatado por uma tartaruga que cortou a barrida do tubarão, que o levou numa
ilha onde havia muitas cachoeiras com água para beber.
As crianças criaram um título para sua história: “O mistério da
água e os amigos da floresta”.
Dar assas a fantasia das crianças e aguçar sua imaginação é sem dúvida uma ótima opção para quem está dentro da sala de aula.
Boa sorte!!!!!
Perfeito! Amo isso! Educação, leitura, arte.....criatividade à flor da pele.
ResponderExcluirFiquei tão empolgada que vou compartilhar uma experiência também:
"As professoras abriram o armário e tiraram de lá uma sacola cheia de coisas: bonés, chapéus de palha e de “bruxa”, capas, coroas, varinhas, escudos....
Todas as crianças estavam alvoroçadas e com muito custo conseguimos colocá-las sentadas na roda.
Uma das professoras pegou o livro da história de “Chapeuzinho Vermelho”, e a outra perguntava para as crianças quem gostaria de ser cada personagem, e ia distribuindo os apetrechos para os atores.
Definido as condições e responsabilidades, da narradora, dos atores e dos espectadores, ela começou a leitura da história.
Enquanto contava, os personagens apareciam e atuavam, repetindo as falas, correndo, escondendo, caindo....um teatro perfeito.
No final da história outras crianças quiseram participar, e assim, os acessórios foram transferidos de um a outro, e o teatro recomeçou. Isso se repetiu por quatro vezes, mas, a cada interpretação algo novo acontecia, mesmos personagens, novos atores, nova história. (Nota do dia 10/05/13)."
Quando fui Auxiliar de Classe presenciei uma atividade semelhante: A professora propôs à turma que toda vez que fosse contada uma estória às crianças, colassem jornal em um ovo que ela mesma fez de bexiga e quando o ovo estivesse bem GRANDÃO iria se quebrar e algo iria nascer...
ResponderExcluirNos dias que se seguiram à contação, as crianças passaram a cobrar que estórias novas fossem contadas, para que o ovo crescesse e iam se organizando para colagem do jornal sobre o ovo, que ia crescendo...! Depois de conhecerem grande diversidade de estórias a professora sentou-se em roda e propôs que eles fizessem seu próprio conto, onde cada um falava uma parte e o outro continuava, depois desenharam esta estória.
No dia em que o ovo estava bem grandão! Advinha o que nasceu???
Um lindo livro pensado e ilustrado pela turma, a professora contou a história na Feira Cultural...aproveitou esta vivência para falar sobre alguns autores específicos e levou-os à biblioteca do bairro, foi muito legal acompanhar tudo isso e vale a pena trabalhar literatura na Educação Infantil.
Que legal essa partilha de experiências e de ideias!!! Adorei a atividade!!! Ainda mais porque foi as crianças que criaram...o mais legal disso é ver o quanto eles ficam felizes na sua participação, como eles se sentem especiais!!! Mais do que dar fala à eles, oferecemos um espaço para criação, para despertar a imaginação e nós (adultos que deixam parte disso longe de nossas vidas) acabamos nos envolvendo, nos entregando...E ai tudo isso acaba oferecendo sentido ao nosso trabalho e ainda mais sentido para as crianças que aprendem que desde pequenas podem criar, construir com sua própria cabeça! Demaais...me dá ainda mais vontade de ir pra sala de aula...Adorei meninas!!!
ResponderExcluirOutra ideia super bacana! É impressionante mesmo a imaginação dessas crianças e como nós, professoras, precisamos parar a atividade milhões de vezes por essa necessidade deles de se expressar e contar algo criativo. Eu, na minha experiência em sala, são raras as vezes que eu corto a criança e não deixo que ela dê sequência a seu raciocínio, pois acredito que são nesses momentos em que elas mais aprendem. Deixo que eles conversem entre si e expressem seus sentimentos e, como diz o título desse post, deem asas a imaginação.
ResponderExcluirLembro que em meu tempo de escola a professora já realizada essa atividade, mas até hoje não perdeu seu sentido e assim como eu adorava, todas as crianças adoram e não veem a hora que chegue a sua vez de falar e continuar a história. Já realizei essa atividade em minha sala e também foi sensacional o resultado!
Sem dúvida é a melhor opção! Não tem nada mais gostoso do que o resultado de se dar a palavra para uma criança. Isso também traz a oportunidade que eles aprendam uns com os outros, compartilhando experiências e aprendendo a ouvir o próximo. São nesses momentos que a construção do aprendizado é concretizada!
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