Aqui, no nosso blog, você vai encontrar algumas propostas de projetos baseados em obras da literatura infantil, a serem trabalhados com os pequenos. Apertem os cintos e boa viagem!
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Felpo Filva
Era uma vez, um coelho que era um famoso poeta e escritor! Porém, só escrevia histórias tristes e pessimistas... O problema é que ele teve uma infância muito difícil, pois nasceu com uma orelha maior do que a outra. Seu nome era Felpo Filva.
Apesar de ter usado durante muitos anos um aparelho chamado Sticorelia Rabite Perfection, suas orelhas continuaram de tamanhos diferentes.
Por causa disso, as outras crianças na escola de Felpo zombavam dele. Assim, quando ele cresceu, preferia ser solitário. Não gostava muito de sair e mal conversava com os vizinhos. Todos os dias, recebia dezenas de cartas de seus fãs, mas não dava a elas a mínima importância. Até que um dia, uma carta chamou sua atenção...
Era de uma coelha chamada Charlô. Ela dizia que, apesar de gostar muito de suas histórias, achava que os finais eram sempre muito pessimistas. Até mesmo sugeriu outros finais para suas histórias! O coelho ficou muito bravo e respondeu a carta da fã...
A partir da leitura deste livro, foi trabalhado com uma turma de terceiro ano vários gêneros literários. O projeto se iniciou com uma carta que Felpo enviou para a turma, Todos ficaram muito curiosos para ler o livro!
Fizemos então um amigo secreto de cartas: cada criança sorteou um amigo para o qual enviou uma carta pelo correio. Eles adoraram a atividade, ficaram muito ansiosos esperando as cartas, curiosos para descobrir quem tinha enviado.
Também foi proposta a produção de um texto no qual eles encontrariam o Felpo Filva, acrescentando elementos da história. Em algumas produções, teve criança que apresentou o Felpo e a Charlô!
Um terceiro gênero textual foi trabalhado, o manual, aproveitando o manual do Sticorelia. Além disso, foram realizados trabalhos de artes. Foram produzidas maquetes com cenários da história e um desenho do Felpo utilizando materiais e papeis diversos.
Ao longo do projeto, em diversas oportnidades discutimos sobre os sentimentos, momentos em que as crianças já tinham se sentido excluídas ou chateadas com alguma brincadeira, e até crianças que fizeram brincadeiras que foram desagradáveis para alguém também refletiram sobre o assunto.
Trabalhar o projeto foi uma delícia! Quer saber o final da história? Leia o livro da Editora Moderna! Sabia que a autora, Eva Furnari, recebeu muitos prêmios por esse livro e muitos outros? Garanto que você não vai se arrepender...
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Super criativo o post e a proposta/sugestão para fazer na sala de aula. Hoje em dia com tantos meios de comunicação fica dificil alguem receber uma carta. E lembro-me bem de quando eu era criança e ficava esperando ansiosamente o dia que ia chegar a carta das minhas primas que moravam em Foz do Iguaçu. A sensação de espera é angustiante mas compensa quando abrimos, lemos, vemos a carta escrita a mão, e conseguimos até sentir o cheiro e o carinho da pessoa que nos mandou. Bom relembrar isso!
ResponderExcluirCaramba! Muito legal! Acho que com esse projeto é possível explorar bem o livro, né? Meu irmão teve que ler este livro para a escola...no final foi feita apenas uma prova, mas lembro que ele DEVOROU o livro!
ResponderExcluirEsse livro é maravilhoso! Trabalho junto com a Carol (quem fez esse post) só que na turma do terceiro ano da manhã, não tem palavras pra dizer o quanto eles amaram esse projeto. Fiquei impressionada com o capricho, o cuidado e o interesse deles pelo livro, que durou mesmo quando a leitura acabou, rendendo ainda muitas histórias sobre o Felpo e a Charlô inventadas por eles. Na atividade da carta foi uma alegria só! Muitos nunca tinham recebido uma carta ou mesmo escrito uma, ficaram muito empolgados ao saber que a carta viria até a casa deles com nome e tudo! Além disse foram trabalhadas questões de como a carta chega até a casa das pessoas, sobre gêneros literários, confecção de maquetes e murais. Valeu muito e pena!
ResponderExcluirPelo comentário da Aline podemos ver como o mesmo livro pode ser trabalhado de maneiras diferentes. As vezes na correria do dia a dia, na falta de tempo para planejamento entre outros entraves optamos por trabalhar de uma forma mais rápida um conteúdo, ou livro, que poderia nos trazes diversos conhecimentos.
ResponderExcluirO blog de vocês está de parabéns quanto isso. Nós trás diversas dicas de como explorar os livros e trabalhar com as crianças. É preciso que usemos nossa imaginação para fazermos trabalhos cada vez melhores em sala de aula e que produzam na criança o desejo por aprender.
Muito bacana esse trabalho! A produção de cartas com as crianças estimula a leitura e a escrita. Projeto interessante partindo da leitura de um livro fantástico.
ResponderExcluirNa minha vida escolar não me lembro muito de ter escrito cartas, mas me lembro de ter escrito várias cartas para os parentes da minha avó, que não sabia ler e escrever. Era muito bom ajudá-la nessa comunicação e ficava ansiosa para receber as respostas e ler para ela.
A carta é um gênero de escrita muito legal de trabalhar, ainda mais quando enviadas pelo correio! O costume de receber e enviar cartas (que não sejam apenas contas) esta se perdendo, mas acho um costume muito legal, dá toda uma outra dimensão da comunicação à distância bem diferente das tecnologias instantâneas. É uma experiencia bastante interessante!!
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