quarta-feira, 2 de outubro de 2013

projeto literário e relação com o brinquedo!

Oi!

O objetivo do blog é o trabalho com a literatura infantil e a educação. Quais são as diferentes perspectivas de exploração e como o lúdico pode fazer o conhecimento caminhar de forma mais prazerosa, principalmente para os alunos de educação infantil.

No segundo bimestre desse ano, uma turma do infantil realizou uma atividade com a coleção os Pingos, de Mary França e Eliardo França, da Editora Ática. Fazendo assim um projeto literário.



Essa turma possui 2 anos e todos estão na etapa da curiosidade, da descoberta do mundo. E o contato com o livro dos pingos foi extremamente enriquecedor nesse sentido. Os pingos trouxeram o assunto da alimentação, da amizade, das formas geométricas, cores e muitas outras perspectivas que eles próprios exploravam.

O maior enfoque foi na relação do cuidado. Um dia eles chegaram na escola e encontraram pacotinhos escondidos na sala, cada pacotinho tinha um pingo de pelúcia e cada um se apropriou do pingo que encontrou. O pingo passou a acompanhá-los por todos os lugares e eles deviam cuidar deles e ao final do período eles tinham a casa em formato de regador (como a da história) para deixarem os pingos descansando até o dia seguinte. 






Como eles tinham que cuidar dos pingos foram propostas brincadeiras típicas, como por exemplo esconde-esconde com os pingos. O enfoque no brincar e a relação com as histórias foram sempre muito presentes durante o projeto literário. 


Eles fizeram a pintura dos seus pingos, cada um pode reproduzir do seu jeito usando tinta e as mão como eram os seus amigos ratinhos. Eles puderam fazer uma colagem coletiva do habitat dos pingos, montando assim uma espécie de biblioteca para eles "lerem" os livros dos pingos.



Um dia eles chegaram na sala e tiveram uma grande surpresa. Não haviam mesas, nem nenhum brinquedo que eles estavam acostumados, apenas os pingos representados com bexigas do tamanho deles e os livros da coleção pendurados com elásticos, fazendo com que eles tivessem livre acesso.


Após a observação da sala, eles puderam brincar com os pingos gigantes, ler as histórias do jeito deles e mostraram como é importante a relação do lúdico com a aprendizagem. Pois eles criaram uma relação com o brinquedo diferente da que eles possuíam, antes o brinquedo era quebrado, jogado no chão e muitas vezes machucava o amigo. Após o cuidado que eles tiveram com os pingos eles passaram a demonstrar maior cuidado com os brinquedo e com os próprios amigos. Fazendo assim com que uma das maiores dificuldades dessa faixa etária fosse superada.

Espero que gostem das dicas!

8 comentários:

  1. Que projeto sensacional! Trouxe a leitura e a vivência de uma maneira divertida, lúdica e criativa. Certamente que enriqueceu, não só os pequenos e pequenas como também as educadoras envolvidas, porque é inevitável aprender coletivamente. Quando penso em "leitura", penso exatamente isso, a totalidade. Isso foi magnífico.Trabalhar vários aspectos da vida como alimentação, formas geométricas (que nos rodeiam incansavelmente), cores, e também relações entre pessoas, do cuidado e do cuidar....Fico grata por compartilharem isso....não conhecia a coleção Pingo, vou investigar....

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Acho essencial que os projetos sejam levados adiante e não parem apenas numa história, numa brincadeira. Sempre é possível fazer mais coisas com as crianças para que elas aprendam mais significados e agreguem mais coisas ao seu crescimento.

    ResponderExcluir
  3. Que projeto bonito!! Nós, enquanto educadoras, não podemos nunca apoiar-nos no discurso da falta de tempo e/ou motivação para a ausência de projetos que realmente sejam significativos para nossos alunos. Com certeza é muito mais fácil ler uma história para as crianças e encerra-la junto com a última palavra lida. No entanto, desenvolver atividades como a que lemos aqui é realmente o que condiz com aquilo que nos propusemos a fazer escolhendo a docência. Continuem compartilhando esses momentos, eles são de extrema importância para nós que estamos em formação!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito bacana o projeto! Fiquei encantada! Trabalho com educação infantil, também com crianças de 2 anos e confesso que me empolguei com essa atividade e ainda estou pensando em uma forma de conseguir trabalhar esse livro com eles até o final desse ano. Assim como em sua classe, acredito que meus pequenos ficarão empolgados e aprenderão muito com essa experiência. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante. Como nunca trabalhei com crianças, fico travada nessas coisas mais lúdicas e como trabalhar temas do dia-a-dia com brincadeiras... via apenas a possibilidade de adequar a linguagem e trabalhar os temas a partir de diálogos mesmo...sempre senti falta da vivência, de causar a vivência mesmo e adorei a dica. São coisas simples e super adequadas para essas idades. Muito legal.

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhhh que saudades!!!!
    Quando eu era criança a minha professora também trabalhou com os livros dos pingos!!!!!! Bom saber que depois de tanto tempo eles ainda são usados e de uma forma tão legal como esta!

    ResponderExcluir
  7. Que projeto lindo! Eu não tenho experiência com educação infantil e confesso que me acho pouca criativa para trabalhar atividades lúdicas. Muito legal a divulgação desse tipo de trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal esse projeto! É muito importante projetos que relacionem diferentes contextos e atividades. E é muito interessante essa proposta de intervenção na sala de aula e de representação dos pingos de diferentes formas trazendo uma forma de abstração bastante interessante!!

    ResponderExcluir