Na educação infantil é comum as professoras trabalharem com as cores. As crianças se encantam e começam a prestar mais atenção aos seus desenhos. Porém um trabalho mudou minha visão sobre esse tema clichê dessa faixa etária.
O projeto se baseou em um livro literário:
As crianças foram apresentadas ao livro e puderam manusear, analisar as imagens, e imaginar cada parte junto com as diversas leituras. A cada vez que tinham contato com o livro eles tinham uma descoberta, primeiro foi o nome da personagem principal, que é igual ao da professora, isso fez com que as crianças se aproximassem mais ainda do livro.
Durante um bimestre eles vivenciaram as cores do arco-íris, seguindo a contagem da história. A personagem principal denominada Ana azul escura, fez com que as crianças buscassem pela escola e em casa objetos azuis, e com isso fizessem uma coleção com esses objetos.
Então Ana conhece o rei amarelo ouro. E também fizeram a busca por objetos e fizeram uma coleção de objetos amarelos.
Mas uma das filhas era azul como Ana, e se casou com o príncipe vermelho noite! Para representar o vermelho as crianças fizeram uma releitura do quadro "Interior Vermelho" de Henri Matisse.
E do casamento entre azul e vermelho nasceram crianças roxas! E assim as crianças puderam ter uma experiência muito divertida para eles e que ficou sensacional. Ele mergulharam diferentes tipos e tamanhos de bola (basquete, futebol, handbol, volei, tennis) na tinta roxa, e subiam num degrau e jogavam a bola em coma de uma placa de papelão, conforme a bola pingava ela deixava suas marcas e ia dando um efeito incrível. Assim como podemos ver na foto acima.
Mas um desses filhos era vermelho e se casou com o amarelo nascendo assim o laranja. As crianças fizeram uma pintura numa placa, na qual eles pintavam uma mão de amarelo, a outra de vermelho e carimbavam, depois repetiam o mesmo processo de pintar a mão e antes de carimbar eles esfregavam uma na outra, e quando carimbavam saia laranja!
O livro termina dizendo que todos os dias quando as crianças saem para brincar eles pulavam no castelo formando um lindo arco-iris. E as crianças fizeram seus autorretratos com as cores do arco-iris.
FICA A DICA:
Concomitantemente ao trabalho com o livro literário "Azul", a professora de inglês trabalho o livro "Mouse Paint" que fala das mesmas cores em inglês e conta a história de três ratinhos brancos que caem em latas de tintas.
A história é extremante envolvente e para torna-la mais envolvente a professora criou fantoches e dramatizou a história fazendo com que as crianças fizessem as mesmas relações de cores.
Espero que as dicas mostrem um pouco de um trabalho diferenciado e envolvente!
DICA DELICIOSA:
As crianças fizeram bolos de arco-iris para provarem!
Que dica maravilhosa para trabalhar com as crianças pequenas! Isso prova como o livro pode e deve ser um instrumento de trabalho maravilhoso para a professora da educação infantil. As crianças aprendem de forma lúdica e, ao mesmo tempo, desenvolvem o gosto pela leitura.
ResponderExcluirAproveito para citar um livro que também gosto muito quando trabalho com cores com as crianças: "Urso pardo, urso marrom, o que você vê?", de Bill Martin Jr. e ilustrações de Eric Carle. As crianças se divertem bastante conhecendo diferentes animais e suas cores. O livro possui frases repetitivas para estimular as crianças a decorar as falas do livro e a se sentirem leitoras... é um livro muito interessante também para se trabalhar com a educação infantil!
Gra, que ideia legal! Vou acrescentar o nome desse livro na lista de materiais para trabalhar com a educação infantil. As crianças são tudo de bom!
ExcluirCada vez mais me convenço de que precisamos todos os dias estimular nossa criatividade pra sair da monotonia na sala de aula. Achei o projeto incrível, e imagino que as crianças tenham aprendido com prazer sobre tudo o que foi ensinado. Adoro as dicas do blog, pois elas abrem um leque de possibilidade para trabalharmos não só com a Educação Infantil. mas com as outras faixas etárias também, pensando em algumas adaptações. Parabéns pelo trabalho, teve um resultado lindo!
ResponderExcluirTive a sorte de acompanhar todo esse trabalho com as cores. Trabalho no colégio em que esse projeto foi desenvolvido e dividimos alguns espaços, minha turma ficava encantada a cada semana que chegavamos no parque e tinha uma nova coleção ou mural de cores.
ResponderExcluirCom certeza um trabalho diferenciado e envolvente que deu belos resultados!
Gostei bastante das ideias contidas nesta postagem. As vezes pensamos que para se trabalhar com a educação infantil basta apresentarmos os novos conhecimentos para as crianças, mas vemos aqui que o trabalho na educação infantil é muito mais do que isso. É preciso fazer com que as crianças vivenciem os novos conhecimentos. Experienciem, sintam na pela, para que seja uma aprendizagem realmente significativa para elas.
ResponderExcluirMuito mais do que apenas contar um história, as professores inseriram as crianças nela, através das atividades.
Muito legal esta dica.
Gente o quê que é isso!!!!!!! Que trabalho M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!!
ResponderExcluirAmei este trabalho da professora! Além de tudo isso, ainda fizeram a releitura do quadro!!!
Uma ótima referência para nós futuras professoras!!!!
Que trabalho fantástico!! Um único livro possiblitou trabalhar com diversos conceitos! Maravilhoso! Vou usar a dica pra trabalhar com a turma que eu tiver, e também vou deixar a dica pra minha amiga que é professora de inglês. Há! Foi muito bacana ter colocado as fotos do projeto, dá uma ideia completa do trabalho. Parabéns pela postagem!
ResponderExcluirQue projeto fantástico!!!! Deve ter sido incrível fazer todas essas atividades a partir dos livros sobre cores... Fora que também serve para quem sabe dar uma aliviada no azul e verde de menino e vermelho e rosa de menina né? Quem sabe também funcione neste aspecto!
ResponderExcluirNada como a prática para sustentar um conteúdo! Trabalho muito bacana que, com certeza estimulou bastante a criatividade dessas crianças além de tê-los envolvidos de forma ativa e lúdica no processo de aprendizagem! Trabalho bastante completo e muito enriquecedor! Fico feliz que coisas assim sejam feitas e valorizadas por quem trabalha com crianças!
ResponderExcluirMuito bom o método! Traz realmente de uma forma simples um conhecimento de forma prática. Lembra-me bastante ensinamentos da Pedagogia Waldorf. http://www.ewrs.com.br/index.php/pedagogia-waldorf
ResponderExcluir