Através da literatura
infantil e da contação de histórias, a criança desenvolve o seu conhecimento e as suas competências da língua e narrativas, que são fundamentais nas fases de alfabetização e
letramento.
A iniciação literária
desde a infância com livros de imagens com ou sem textos, e o trabalho com
contos é uma maneira em que a aquisição da leitura, passa a ser um aprendizado
além da simples decodificação do código lingüístico, pois o ato de ler,
ouvir/contar histórias desperta o pensamento narrativo das crianças e o seu
senso crítico.
Os enredos das histórias contidas no universo da
literatura infantil aparecem situações que estão interligadas aos valores, e
aos princípios, como por exemplo a
liberdade, a verdade, a justiça, a amizade, a solidariedade, e a compreensão,
levando a criança a refletir sobre o seu próprio convívio em sociedade e o seu
lugar em sua comunidade.
Na interação com as
histórias a criança desperta emoções e
sentimentos de forma a vivenciar os acontecimentos através da sua imaginação,
sendo capaz de desenvolver a sua compreensão e resolução de problemas que a mesma enfrenta no seu dia
a dia. Além disso, esta interação estimula o desenho, a musica, o pensar, o
teatro, o brincar, o escrever e a vontade de ouvir novamente a mesma história e
ou outras, pois na repetição da mesma história contada a criança observa sempre
algum fato novo, e na contação de uma história nova desperta e vivencia o seu
enredo através da sua imaginação.
Na
CEMEI – CAIC PROF. ZEFERINO VAZ foi desenvolvido um projeto que enfatiza a
leitura de poesias / poemas, com o objetivo de despertar nas crianças desde a
sua primeira infância o encantamento, o gosto pela leitura, a imaginação e a
criativa que envolve a todos, como os alunos, professores, pais e muitos
outros, que se declinam entre os versos, e as rimas, feitas pelos escritores.
A
valorização do despertar pelo gosto e o prazer da leitura também interage com
as tecnologias, tais como a TV, Vídeo, DVD, CD’S, Internet, e Jogos
Pedagógicos.
“Projeto o Mundo Encantado da Poesia”
Passarinho no Sapé
P tem papo
o P tem pé.
É o P que pia?
(Piu!)
Quem é?
O P não pia:
O P não é.
O P só tem papo
e pé.
Será o sapo?
O sapo não é.
(Piu!)
É o passarinho
que fez seu ninho
no sapé.
Pio com papo.
Pio com pé.
Piu-piu-piu:
Passarinho.
Passarinho
no sapé.
(Cecília Meireles, 1987, p. 104)
o P tem pé.
É o P que pia?
(Piu!)
Quem é?
O P não pia:
O P não é.
O P só tem papo
e pé.
Será o sapo?
O sapo não é.
(Piu!)
É o passarinho
que fez seu ninho
no sapé.
Pio com papo.
Pio com pé.
Piu-piu-piu:
Passarinho.
Passarinho
no sapé.
(Cecília Meireles, 1987, p. 104)
METODOLOGIA
DO PROJETO :
1º Roda de Conversa com as crianças e a escolha dos
livros / poesias na biblioteca;
2º Ensaio de cada criança para a apresentação do
Sarau de Poesias e da leitura da poesia que cada aluno (a) escolheu;
3º Trabalhar outras atividades interdisciplinares
como matemática, artes, educação física, ciências naturais, que venham
interagir de alguma forma com a poesia;
4º Confecção de animais em papel dobradura, como
passarinho, sapos, e borboleta, casinhas;
( Elementos
presentes na poesia que cada aluno (a) escolheu ).
AVALIAÇÃO :
O processo de avaliação é contínuo e feito através de registros diários do
professor (a), para que assim seja feito um acompanhamento do progresso e do
desenvolvimento das habilidades das crianças, tais como, a linguagem, as formas
de escrita, a expressão corporal, a comunicação, a criatividade, a imaginação e
o pensamento crítico.
Sugestões de
Poesias na Educação Infantil
Um dos
mais belos clássicos da poesia brasileira, 'Ou isto ou aquilo' aborda os sonhos
e as fantasias do mundo infantil - a casa da avó, os jogos e os brinquedos, os
animais e as flores, tudo ganha vida nos poemas de Cecília Meireles. As
crianças de Cecília são de verdade, têm sonhos, fazem manha, criam seu próprio
mundo, com todo o lirismo com que a autora nos dá presenteia.
'Caderno
de Poesias' reúne variada matéria poética, expressando, com nitidez, a
intensidade dos sentimentos experimentados pela autora. As poesias revelam a
dimensão de sua sensibilidade diante das tristezas, frustrações, preocupações,
esperanças e alegrias vivenciadas no período mais difícil de sua vida.
Quando
você pega o livro nas mãos pode até gerar a dúvida: “Mas é para crianças?” Mas
basta a folheada para ver que sim, e mais: o livro é para os adultos se
reencontrarem com a poesia também. Publicado originalmente em 1943, os poemas
ganham novo projeto gráfico e ilustrações. Em suas páginas, versos de mais de
50 poesias passeiam por incontáveis temas da velha infância. Há passarinhos,
gaiola, velocípede, missas, jardim, chuva, castigos, estrelas-do-mar, castelos
de areia, laços de fitas, carneirinhos e palhaços, sob a musicalidade dessa poeta
amiga de Mário de Andrade.
Estes livros convidam a criança a
mergulhar no mundo da poesia.
São obras que levam os leitores à surpresa e ao espanto das descobertas
e, por meio do ritmo e da sonoridade, chega a definições poéticas para as
coisas do cotidiano.
Uma linguagem simples e despretenciosa, que brinca saborosamente com
rimas, cores, nomes e aparências de coisas, todo amplo universo de experiências
se torna acessível à criança nos poemas.
Esta postagem foi feita em nome da aluna CRISTIANE GALDINO, que não conseguiu publicar suas contribuições por motivos técnicos que desconhecemos...
Legal fomentar a leitura desde de cedo e tornando esse habito cada vez mais interessante.
ResponderExcluirA aplicação do Sarau é mais interessante ainda, pois da voz também ao aluno, que com a leitura de seu poema expõe seu gosto e sua individualidade. Muito interessante.