terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Uma maneira lúdica que expande o universo da comunicação das crianças pequenas



Através da literatura infantil e da contação de histórias, a criança desenvolve o seu  conhecimento e as suas  competências da língua e narrativas, que  são fundamentais nas fases de alfabetização e letramento.
A iniciação literária desde a infância com livros de imagens com ou sem textos, e o trabalho com contos é uma maneira em que a aquisição da leitura, passa a ser um aprendizado além da simples decodificação do código lingüístico, pois o ato de ler, ouvir/contar histórias desperta o pensamento narrativo das crianças e o seu senso crítico.
Os  enredos das histórias contidas no universo da literatura infantil aparecem situações que estão interligadas aos valores, e aos princípios,  como por exemplo a liberdade, a verdade, a justiça, a amizade, a solidariedade, e a compreensão, levando a criança a refletir sobre o seu próprio convívio em sociedade e o seu lugar em sua comunidade.
Na interação com as histórias a criança desperta emoções  e sentimentos de forma a vivenciar os acontecimentos através da sua imaginação, sendo capaz de desenvolver a sua compreensão e resolução  de problemas que a mesma enfrenta no seu dia a dia. Além disso, esta interação estimula o desenho, a musica, o pensar, o teatro, o brincar, o escrever e a vontade de ouvir novamente a mesma história e ou outras, pois na repetição da mesma história contada a criança observa sempre algum fato novo, e na contação de uma história nova desperta e vivencia o seu enredo através da sua imaginação.
            Na CEMEI – CAIC PROF. ZEFERINO VAZ foi desenvolvido um projeto que enfatiza a leitura de poesias / poemas, com o objetivo de despertar nas crianças desde a sua primeira infância o encantamento, o gosto pela leitura, a imaginação e a criativa que envolve a todos, como os alunos, professores, pais e muitos outros, que se declinam entre os versos, e as rimas, feitas pelos escritores.
            A valorização do despertar pelo gosto e o prazer da leitura também interage com as tecnologias, tais como a TV, Vídeo, DVD, CD’S, Internet, e Jogos Pedagógicos.
  
 “Projeto o Mundo Encantado da Poesia”




Passarinho no Sapé

P tem papo
o P tem pé.
É o P que pia?
(Piu!)
Quem é?
O P não pia:
O P não é.
O P só tem papo
e pé.
Será o sapo?
O sapo não é.
(Piu!)
É o passarinho
que fez seu ninho
no sapé.
Pio com papo.
Pio com pé.
Piu-piu-piu:
Passarinho.
Passarinho
no sapé.
(Cecília Meireles, 1987, p. 104)

 
METODOLOGIA DO PROJETO :
1º Roda de Conversa com as crianças e a escolha dos livros / poesias na biblioteca;
2º Ensaio de cada criança para a apresentação do Sarau de Poesias e da leitura da poesia que cada aluno (a) escolheu;
3º Trabalhar outras atividades interdisciplinares como matemática, artes, educação física, ciências naturais, que venham interagir  de alguma forma com a poesia;
4º Confecção de animais em papel dobradura, como passarinho, sapos, e borboleta, casinhas;
 ( Elementos presentes na poesia que cada aluno (a) escolheu ).







AVALIAÇÃO : O processo de avaliação é contínuo e feito através de registros diários do professor (a), para que assim seja feito um acompanhamento do progresso e do desenvolvimento das habilidades das crianças, tais como, a linguagem, as formas de escrita, a expressão corporal, a comunicação, a criatividade, a imaginação e o pensamento crítico.

Sugestões de Poesias na Educação Infantil


    
Um dos mais belos clássicos da poesia brasileira, 'Ou isto ou aquilo' aborda os sonhos e as fantasias do mundo infantil - a casa da avó, os jogos e os brinquedos, os animais e as flores, tudo ganha vida nos poemas de Cecília Meireles. As crianças de Cecília são de verdade, têm sonhos, fazem manha, criam seu próprio mundo, com todo o lirismo com que a autora nos dá presenteia. 






'Caderno de Poesias' reúne variada matéria poética, expressando, com nitidez, a intensidade dos sentimentos experimentados pela autora. As poesias revelam a dimensão de sua sensibilidade diante das tristezas, frustrações, preocupações, esperanças e alegrias vivenciadas no período mais difícil de sua vida.




Quando você pega o livro nas mãos pode até gerar a dúvida: “Mas é para crianças?” Mas basta a folheada para ver que sim, e mais: o livro é para os adultos se reencontrarem com a poesia também. Publicado originalmente em 1943, os poemas ganham novo projeto gráfico e ilustrações. Em suas páginas, versos de mais de 50 poesias passeiam por incontáveis temas da velha infância. Há passarinhos, gaiola, velocípede, missas, jardim, chuva, castigos, estrelas-do-mar, castelos de areia, laços de fitas, carneirinhos e palhaços, sob a musicalidade dessa poeta amiga de Mário de Andrade.







Estes livros  convidam a criança a mergulhar no mundo da poesia.
São obras que levam os leitores à surpresa e ao espanto das descobertas e, por meio do ritmo e da sonoridade, chega a definições poéticas para as coisas do cotidiano. 
Uma linguagem simples e despretenciosa, que brinca saborosamente com rimas, cores, nomes e aparências de coisas, todo amplo universo de experiências se torna acessível à criança nos poemas.

Esta postagem foi feita em nome da aluna CRISTIANE GALDINO, que não conseguiu publicar suas contribuições por motivos técnicos que desconhecemos...



Um comentário:

  1. Legal fomentar a leitura desde de cedo e tornando esse habito cada vez mais interessante.
    A aplicação do Sarau é mais interessante ainda, pois da voz também ao aluno, que com a leitura de seu poema expõe seu gosto e sua individualidade. Muito interessante.

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